Lavar os dentes…ou talvez não!

Olá a todos.
Pois, estão a estranhar o título? Não, não somos porquinhos, lavamos os dentes mais do que uma vez por dia.
Este título surge porque estou com um problemazito no que se refere à lavagem dos dentes do Tiago. Comprei-lhe uma destas escovas…
…e gostei bastante porque o Tiago consegue agarrá-la facilmente e escova muito bem as gengivas. Ora o meu problema começa aqui, é que ele fica-se pela gengivas e quando é para escovar os dentes (que é o que realmente importa) é que são elas. Tenho de fazê-lo à força, porque ele começa a cerrar os lábios e não quer. Já tentei de várias maneiras, escovo os meus dentes à frente dele para ver se ajuda (porque eles seguem o nosso exemplo), canto uma canção, falo com calma, de nada serve e como é algo que não posso nem quero deixar passar, lá tem de ser forçado.
Já pensei na dedeira mas parece-me que será pior porque como ele faz força para fechar a boca, é provável que o aleije, pois as cerdas desta escova são super macias enquanto que as das dedeiras parecem-me mais rijas.
Neste momento já usa pasta de dentes, quer dizer, apenas raspo um pouco nas cerdas, quase nem se vê, é apenas para ele sentir qualquer coisa na boca e ir-se habituando, sem engolir nada. Tenho usado a nossa pasta normal porque ele não toma flúor logo não há problema de excesso e além disso não quero que se habitue ao doce excessivo das pastas para crianças. Pedi conselho a uma pessoa da família que trabalha no ramo e me disse não haver problema mas vou também perguntar à médica do Tiago.
A minha pasta caseira ainda não lhe dou mas temos usado esta (que nos é trazida gratuitamente pelo familiar que falei) que é excelente. De difícil habituação mas que, com o tempo, lá vai.

Portanto e para não me exceder no post, precisava de dicas para este assunto. Como fazem com os vossos filhotes? É que isto tem andado a consumir-me porque não quero que o Tiago veja a escovagem dos dentes como algo negativo (ele assim que vê a escova agarra logo nela e fica contente, pelo menos por enquanto…) mas também não posso deixá-lo apenas escovar as gengivas, fica a faltar o mais importante. Ajuda precisa-se…
Desejo um dia fresquinho a todos.


Partilhar

15 Replies to “Lavar os dentes…ou talvez não!”

  1. Olá Anabela!
    Eu com o meu pequenito não tive esse problema, não sei se por desde muito cedo lhe lavar os dentitos (mal apareceu o 1º lá andava eu com a dedeira)… acabou por ser uma rotina tão normal quanto o banho.
    Também ajudou o facto de ter pedido à educadora para lhe lavar os dentes também no infantário antes de 1 ano de idade (o que não é costume pq fazem essa rotina mais tarde).
    Como já tentaste tnta coisa, o jeito é ires continuando a insistir no meio de brincadeiras, ou comprares-lhe um livro que ensine a importância de lavar os dentes. Já sei que o teu é muito pequenito, mas há uns muito giros com bonecos muito apelativos.
    Beijinhos!

  2. Pois, acho que passamos todas por esse problema 🙂
    No meu caso ela detestava as pastas, e só com a da chicco com sabor a banana é que consegui que ela lavasse.Tem sabor a banana e não tem aquele "pico" ácido das pastas e ela adorou.Acho que o segredo é não te mostrares preocupada com isso, deixá-lo escovar por ele nem que o faça mal…com o tempo ele vai conseguir!Também comprei uma ampulheta em forma de crocodilo e ela acha piada estar durante aquele tempo a escovar os dentes ( 3 min).Lembra-te tb que eles sabem o que mexe connosco e sabem usá-lo " contra nós, percebes? Portanto relaxa e faz do momento uma diversão, desvaloriza o facto de ele não querer! Comigo resultou assim, hoje lava sem problemas e deixa-me ajudar!
    Bj

  3. Olá Anabela,
    Tenho uma pequenina de 16 meses e nunca tive problemas nesse sentido. Comprei-lhe uma escova daquelas com o desenho do Pooh que ela adora e até a pede! Quanto à pasta, uso uma da chicco com sabor a banana e maçã, ela adora o sabor e até diz: Maissss! 🙂 No entanto estou a ver se acabo com essa porque não tem fluor e a médica disse que já se pode dar (ela diz que pode usar uma das nossas). Comprei-lhe uma daquelas dos miúdos para dentes de leite, não me recordo do nome mas penso que é da aquafresh e tem sabor a morango! Acho que aqui o truque é o sabor, sim, porque eles gostam de comer pasta…pelo menos a minha adora 😛
    Outra coisa que ela gosta muito é de escovar os nossos dentes. Quando estamos a escová-los, ela agarra no cabo com a sua mãozinha e faz o movimento 😛 farta-se de rir!
    Bjs,
    Ilda

  4. Especialmente Gaspas diz: Responder

    Ponho um pouquinho minimo de pasta como tu e dou-lhe a escova para a mão, expliquei-lhe 2 ou 3 vezes que era para escovar os dentes para os limpar…. e não faço mais nada!
    Ele olha para mim e tenta imitar! Obviamente não lava nada com jeito mas eu não o pressiono…. com o tempo ele apanha o jeito!!

  5. Anabela (Aproveitar a Vida) diz: Responder

    Obrigada a todas.

    O problema aqui não é a pasta, é mesmo ele não passar a escova nos dentes. A única preocupação que tenho é se o facto de o deixar lavar à vontade (sabendo que nos dentes a escova passa muito pouco) venha a trazer consequências nos dentes. Vou tentar o livro e mais tarde a ampulheta. Obrigada pelas dicas, a sério!

    Bjs

  6. Especialmente Gaspas diz: Responder

    Anabela,
    Mesmo que ele não lave bem de inicio, o que é compreensivel há coisas que podes fazer que ajudam a que os dentes sejam "poupados"… para além de evitar os doces (que certamente sabes) podes dar no fim da refeição um bocadinho de maça para mastigar, ajuda bastante a limpar os dentes 😉

  7. Aqui em casa o que resultou para ela colaborar mais foi colocar um espelho à frente dela, para ela ver o que está a acontecer….
    Estranho, não é? 🙂

  8. Anabela (Aproveitar a Vida) diz: Responder

    Especialmente Gaspas,

    Vou também fazer isso. Todas as dicas são preciosas.

    Obrigada!
    Bjs

  9. Anabela (Aproveitar a Vida) diz: Responder

    Ternurinha,

    Vou tentar isso, nunca se sabe ehehehe.

    Bjs

  10. Anabela (Aproveitar a Vida) diz: Responder

    Ok, agora deu-me vontade de rir porque pus-me a pensar no que vai dar fazer todas as coisas que me disseram. Vejamos:

    – Dar-lhe um bocadinho de maçã no fim da refeição.

    – Deixá-lo escovar os dentes à vontade a olhar para um espelho

    – Ter a ampulheta a contabilizar o tempo (isto mais tarde, provavelmente)

    – Mostrar-lhe um livro sobre o tema, talvez antes de dormir, não sei.

    – Deixá-lo escovar os meus dentes (esta deve ser divertida!)

    Mas vou tentar, depois vou contando como está a ir. Obrigada mais uma vez.

  11. Pois eu nunca tive problemas com a minha pequenita desde cedo que lhe coloquei a escova na mão para ela lavar os dentes sozinha. Até tenho de esconder a escova e a pasta se não leva o dia a lavar os dentes.
    Também uso a pasta de dentes da Chicco.

    asdicaseaeconomia.blogspot.com/

  12. Especialmente Gaspas diz: Responder

    Acho que vou por o meu cachopo a lavar os dentes do pai!!! hahahahahahahahaha Os meus não porque tenho de estar livre para fotografar!! 🙂

  13. Não será o caso de lhe fazer impressão? Ou mesmo uma questão de sensibilidade. É preciso cuidado com a ingestão de flúor pode causar fluorose (manchas brancas) nos dentes definitivos.

  14. Olá Anabela,
    Peço desculpa de estar a comentar sobre um tema que já publicaste à muito tempo, mas esta questão surgiu-me agora. Tenho um "cabrito" (ainda estava na minha barriga e já o chamava assim) com 22 meses e que começou agora a usar a pasta. Ele lava os dentes mesmo muito mal… acho que nem as gengivas lava. Eu deixo-o lavar os meus dentes, ele sobe para 1 banquinho para se ver ao espelho, a pasta que comprei é 100% á base de plantas (e que engole sempre) e fico preocupada (com remorsos) por não insistir mais com ele para ficarem bem lavados. Com isto tudo penso que já passou esta fase para ti, como é que fizeste?
    Muito obrigada
    Andreia Neto
    P.S. Já fizeste a maionese de soja, sem ovos?

  15. Anabela (Aproveitar a Vida) diz: Responder

    Olá Andreia. Essa fase ainda continua 🙂 O segredo é insistir, insistir, insistir e dar o exemplo. Mostrar como escovam os dentes e fazê-lo junto com ele. Este detalhe fez toda a diferença. Acaba por ser uma actividade em família.

    Espero ter ajudado. Bjs
    P.S.: Ainda não tive tempo para fazer a maionese mas hei-de experimentar!

Deixe uma resposta