Queijo-creme caseiro (e feito por acaso)

queijo_creme_caseiro

Este post serve para vos contar como é que fiz queijo-creme caseiro por acaso.

No outro dia estava a verificar o leite (do dia) que tinha no frigorífico e percebi que um dos pacotes estava quase no fim de validade. Optei por voltar a fazer queijo fresco. 
 
Aqueci o leite e deitei as gotas de coalho. Só depois de o ter feito é que me lembrei de ver a data de validade do frasquinho. É melhor nem vos dizer quanto é que já tinha passado da data. Não quis saber. Deixei o leite a coalhar na mesma. Se no fim soubesse mal, não consumia. Findo o tempo de espera, fui ver como estava. Saber bem, sabia. Não tinha era coalhado bem. Não me preocupei muito. Deixei escorrer um pouco e depois coloquei tudo numa caixa. Deitei um pouco de alho em pó, cebolinho e sal. Mexi bem. Ficou uma delícia. Tanto que desapareceu num instante. 
Aquele coalho deitei fora e fui comprar outro. Já tentei fazer novamente o queijo-creme mas a coisa não sai igual. Por isso, agora não sei como é que conseguirei repetir. Alguma alminha por aí que já tenha feito, consegue dizer-me quanto tempo deixo o coalho a fazer efeito? Ou é apenas o tempo em que está a escorrer que devo diminuir? Ajudinha, precisa-se. Obrigada!
Tenham um óptimo dia!

3 Replies to “Queijo-creme caseiro (e feito por acaso)”

  1. Eu uso um pouco de vinagre e faz o mesmo efeito. O leite fica talhado (tipo requeijão) e depois deixo-o num passador durante a noite, no frigorífico. No outro dia está pronto a comer.

  2. Anabela (Aproveitar a Vida) diz: Responder

    Obrigada anónimo. Vou experimentar. Cumprimentos.

  3. Eu também sempre aproveito o leite quando azeda. No meu caso eu coloco para ferver, retiro o soro e deixo mais algum tempo no fogo brando mexendo com cuidado. Algumas vezes fica maravilhoso outras nem tanto. Acredito que é quanto tempo o leite está azedo. Mas até hoje nao consegui descobrir o tempo ideal.

Deixe uma resposta