Guia de horta caseira – Beringela

Fonte
Nome 
Beringela (Solanum melongena) 

Época de sementeira 

De Setembro a Fevereiro 

Época de plantação 

As sementes podem ser semeadas em sementeiras, saquinhos de plástico ou copinhos de papel, realizando o transplante das mudas de berinjela quando estas estão com 8 a 10 cm de altura. A germinação das sementes ocorre numa ou duas semanas. O espaçamento ideal varia com o porte do cultivar e o clima da região (maior em clima mais quente, ligeiramente menor em clima mais ameno), podendo variar de 60 cm a 1 m entre as linhas de plantio e de 50 cm a 1 m entre as plantas.

Condições favoráveis

Esta planta necessita de alta luminosidade, com pelo menos algumas horas de sol direto diariamente. O solo deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 6,8. Irrigue com frequência para que o solo seja mantido húmido, sem que permaneça encharcado.
Dicas
As plantas de pequeno porte podem ser facilmente cultivados em vasos.

Pragas

Para pragas da beringela, esta é uma receita natural eficaz.

Extrato de pimenta do reino, alho e sabão


• 100 g de pimenta do reino
• 2 L de álcool
• 100 g de alho
• 50 g de sabão neutro

Prepara-se uma garrafa com 100 g de pimenta do reino e 1 L de álcool. Deixar por uma semana. Ao mesmo tempo, fazer outra garrafa com 100 g de alho e 1 L de álcool. Passada esta semana, dissolver 50 g de sabão neutro num litro de água quente. Apenas na hora de aplicação, juntar as três partes na seguinte proporção: 200 ml da garrafa de pimenta + 100 ml de garrafa de alho e toda solução de sabão podem ser diluídos em 20 L de água (um pulverizador costal).
A aplicação deve ser feita nas horas mais frescas do dia.

Benefícios 

– Promove a redução dos níveis de colesterol;
– Favorece a circulação e pressão sanguínea;
– Favorece a eliminação dos líquidos em excesso;
– Aumenta a eliminação de gorduras e reduz o seu armazenamento no organismo, sendo por isso, muito utilizada na diminuição de peso;
– Indicada para indigestões e prisão de ventre devido às suas propriedades fibrosas, laxantes e nutritivas.

Fontes: http://www.agriculturaorganica.xpg.com.br/
            http://www.hortas.info
           http://ervanariashalom.blogspot.pt

Partilhar

2 Replies to “Guia de horta caseira – Beringela”

  1. Coisas que Faço diz: Responder

    Olá Anabela!

    Embora já siga o seu blog há algum tempo, só hoje me apercebi da rubrica de jardinagem! Culpa minha, que sou despistada, lol. Enfim, já andei a ler a rubrica quase toda, porque adorava montar uma pequena horta em minha casa, mas infelizmente não tenho jeitinho nenhum para a jardinagem… Lembrei-me que talvez fosse interessante um post sobre o b-a-bá da jardinagem… Os básicos mesmo ( do género "o que plantar" para quem está a começar, como preparar a terra, que tipo de terra e fertilizante utilizar, etc)! Eu pelo menos iria adorar lê-lo. Fica a sugestão 🙂

    Um beijinho
    coisasquefaco2014.blogspot.pt/

  2. Anabela (Aproveitar a Vida) diz: Responder

    Olá.

    Obrigada pela sugestão. Já tinha pensado em fazer um post bem simples sobre o que vou fazendo para ir tendo melhores resultados. Mas nada de muito complicado porque ainda sou uma naba nestes assuntos.

    Bjs

Deixe uma resposta