Ketchup caseiro [receita deliciosa]

 

Já tenho esta receita de ketchup caseiro guardada há muito tempo. Vi-a no programa da Claire Thomas, Food for Thought, e quis muito experimentar. Mas esperei porque não queria fazer com o tomate que compramos habitualmente no supermercado. Era também uma forma de aproveitar os tomates da horta do meu pai. Por isso, esperei.

E cá está, a receita testada e mais que aprovadíssima deste ketchup caseiro maravilhoso. Ficou tão bom de sabor que o marido disse logo que ia usar mais vezes sem ser só em cima das batatas fritas. Mete o comercial a um canto, garanto. E eu nem usei tudo o que lá vinha escrito, porque não encontrei.

Embora dê trabalho porque requer que se faça previamente a polpa de tomate para reduzir a água que este tem, não é nada do outro mundo e vale bem o esforço. Penso que dura bastante guardado no frigorífico mas como prefiro ter vários frascos na despensa, optei por fazer esta técnica de pasteurização caseira e fazer conserva.
Cá vai então a minha adaptação da receita da Claire deste ketchup caseiro maravilhoso, para quem quiser experimentar aí em casa. Estas quantidades deram para fazer três frascos, o da imagem é o mais pequeno.

Ketchup caseiro

(adaptado do programa da Claire Thomas, Food for Thought)
– 2 colheres de sopa de azeite
– 1 pimentão vermelho, livre de sementes e cortado aos bocados
– 1 cebola grande, cortada grosseiramente
– 1 kg de polpa de tomate
– 4 dentes de alho picados
– 1/4 de chávena de água
– 3 folhas de louro
– 1/2 colher de chá de pimenta-de-caiena
– 1/2 colher de sopa de pimenta, moída na hora 
– 1 colher de sopa de cominhos moídos
– 1 colher de sopa de coentros moídos
– 1 colher de chá de paprika (pimentão doce)
– 1/4 de colher de chá de noz-moscada
– 1/4 de chávena de vinagre de vinho tinto
– 3/4 de chávena de açúcar mascavado
– 2 colheres de sopa de sal
– Sumo de limão a gosto

Preparação

Primeiro coloque o azeite, o pimento, a cebola e o louro numa panela grande, em lume médio e deixe refogar até a cebola ficar mole (entre 5 a 10 minutos).
Logo depois adicione a polpa de tomate e a água.
Deixe ferver durante cerca de 15 minutos com a panela parcialmente coberta (se colocar tomate aos bocados em vez da polpa tem de deixar mais tempo para que percam grande parte da água que têm).
Seguidamente coloque as especiarias numa frigideira e toste-as um pouco para que libertem os seus aromas (cuidado para não deixar queimar).
Em seguida deite a mistura no preparado do tomate e deixe ferver mais 5 minutos para que os sabores se misturem. Assim que acabar esse tempo, apague o lume. 
Assim que retirar as folhas de louro, triture tudo com a varinha mágica. Dessa forma ficará com uma polpa suave que deverá levar novamente ao lume .
Adicione o açúcar e o vinagre. Mexa bem e deixe ferver mais 10 minutos, mexendo de vez em quando.
Por fim e depois de retirar do lume, adicionar o sal e o sumo de limão a gosto.
Para fazer a conserva do ketchup caseiro, siga os passos que explico aqui. Desse modo vai conseguir guardá-lo na despensa, sem necessidade de frio. No entanto, caso não queira fazê-lo, pode apenas guardar no frigorífico e durará até cerca de 2 semanas.Boas experiências!

Saiba mais sobre o meu dia-a-dia
FACEBOOK | PINTEREST | INSTAGRAM

Partilhar

2 Replies to “Ketchup caseiro [receita deliciosa]”

  1. Ficou mesmo com um aspecto delicioso! Não conhecia esta técnica de conservação. Eu apenas viro o frasco ao contrário com a tampa submersa em água para criar vácuo…

  2. Minha querida, olá!
    Tudo o que é caseiro, tem minha preferência!
    Seu ketchup ficou com uma aparência tão saborosa!

    * * * deixei um e-mail pra vc! Estou no aguardo do seu retorno, tá? * * *

    Bjs e fica com Deus!

Deixe uma resposta