Mousse de chocolate mais saudável e saborosa

Um dia destes fomos com o Tiaguinho a um parque infantil dentro de um centro comercial. Não somos nada de estarmos fechados nestes recintos mas quando chove é uma boa alternativa para brincar. Ora, perto do parque está um supermercado que eu gosto muito. E a razão é simples, se andar à procura de algum produto específico, lá encontro quase de certeza. 
Nesse dia, os meus dois amores tinham-me pedido uma mousse de chocolate e lembrei-me de tentar fazer algo mais saudável mas ao mesmo tempo saboroso. As duas alterações que fiz foi substituir a manteiga por óleo de coco e usar uma tablete com maior percentagem de cacau. Depois de uma rápida procura, acabei por trazer uma da Lindt, com 85% de cacau (pasta de cacau deve ser o primeiro ingrediente e o açúcar, se existir, deve dos últimos ingredientes da lista). Também diminui a quantidade de açúcar porque a tablete já tinha. E assim consegui uma receita com uma textura muito suave e com um sabor muito mais intenso a chocolate. Deixo-vos a receita que uso para que possam comprovar por vocês próprios.
Mousse de chocolate mais saúdavel
– 4 ovos
– 1 tablete de chocolate com grande percentagem de cacau (mín. 70%)
– 3 colheres de sopa de óleo de coco
– 2 colheres de sopa de açúcar mascavado
Derreter o chocolate com o óleo, em banho-maria. Bater as claras em castelo bem firme e à parte as gemas com o açúcar, até formar um creme fofo e esbranquiçado. Deitar o chocolate e o óleo neste preparado e mexer muito bem. Deitar colheradas das claras e ir envolvendo (sem mexer) aos poucos para não perder o ar. Deitar numa taça e levar ao frigorífico durante 2 a 3 horas. 
Bom apetite!

Nota: já experimentei usar manteiga com a mesma tablete de chocolate e prefiro a versão com óleo de coco.

Saiba mais sobre o meu dia-a-dia
Partilhar

14 Replies to “Mousse de chocolate mais saudável e saborosa”

  1. Que delicia de mousse de chocolate!

  2. Tem um aspecto fantástico!!

  3. Essa colherzinha cheia de mousse tem cá um aspecto….
    Que delicia?,
    Vou experimentar!
    Bj e obrigada pela partilha

  4. Obrigada por todas estas dicas maravilhosas e adoro o blog assim mais activo :)!!

  5. Esse chocolate da Lindt, na minha opinião, é dos melhores que há no mercado. Sempre que faço alguma sobremesa com ele, o resultado é logo diferente, nota-se mesmo que é de grande qualidade. Substituir a manteiga por óleo de côco é uma ideia interessante, hei-de experimentar!

  6. Anabela (Aproveitar a Vida) diz: Responder

    Estava mesmo uma delícia!

    Bjs

  7. Anabela (Aproveitar a Vida) diz: Responder

    Havias de a provar. Um sabor super intenso a chocolate. mas resulta bem com o óleo de coco. Quando fiz com a manteiga ficou tipo argamassa 😀

    Talvez se juntar mais um ovo, fique melhor…

    Bjs

  8. Anabela (Aproveitar a Vida) diz: Responder

    Experimenta e depois diz se gostaste.

    Bjs

  9. Anabela (Aproveitar a Vida) diz: Responder

    De nada 🙂

    Publico sempre que posso, a vida é que às vezes não permite.

  10. Anabela (Aproveitar a Vida) diz: Responder

    Verdade, verdadinha. É caro mas vale bem a pena. Já voltei a fazer a mousse com o óleo mas com outra marca de chocolate e o resultado não foi o mesmo.

  11. Olá Anabela,
    Fiz esta mousse há dois dias atrás mas já a comia outra vez… é mto boa. Não rende muito é um facto (cerca de 4 taças) mas o sabor é bem intenso a chocolate e bastante mais saudável em relação à receita tradicional. Só tenho uma situação para referir, é que quando envolvi as claras batidas ao preparado tive bastante dificuldade em misturar. Penso que o óleo de coco deve solidificar muito rápido à temperatura ambiente e depois torna-se difícil em ligar tudo mto bem. Tanto que depois tive q por a batedeira a uma velocidade baixa para conseguir um bom resultado. Mas ficou aprovada lá em casa que até o meu filho de 3 anos comeu sozinho uma taça.
    Obrigada pela partilha de receitas mais saudáveis.
    Andreia Neto

  12. Tive a ideia da fazer a minha mousse de chocolate substituindo a manteiga por oleo de coco e vim a internet verificar se havia alguma receita comprovada, e aqui está ela.
    Parabens; porém experimente não colocar açucar algum e verá que fica muito melhor, além de ser ainda mais saudavel

  13. Anabela (Aproveitar a Vida) diz: Responder

    Que bom que gostou. Até tentaria fazer sem açúcar mas os meus gulosos não iriam apreciar muito. Eu reduzo sempre a quantidade que vejo nas receitas e às vezes eles dizem que podia ficar um bocadinho mais doce. Se tiro tudo, já sei que vão reclamar.
    Cumprimentos

  14. Fiz e gostei muito, mas ficou um pouco dura o que posso acrescentar para que fique mais cremosa?
    Pensei em leite vegetal.

Deixe uma resposta