Sweet Monday* – 10 dicas para se conseguir levantar cedo

dicas para levantar cedo

Na semana passada falei-vos das vantagens de levantar cedo. Hoje deixo-vos algumas dicas que ajudam a fazê-lo, para que não seja um sacrifício tão grande. Todas a sugestões que vos trago são usadas por mim. Quando não coloco algumas delas em prática, acabo por me levantar mais tarde do que gostaria. 

10 dicas para se conseguir levantar cedo

#1 Deite-se cedo

Não há grandes explicações. Se querem que seja mais fácil levantarem-se cedo, têm mesmo de se deitar cedo. Só assim o corpo tem o descanso que precisa. Quando me deito tarde, é mesmo muito difícil sair da cama pelas 6h00/6h30. O corpo precisa do descanso. Por aqui deito-me, regra geral, pelas 22h30, máximo 23h00.

#2 Tenha uma rotina de sono certa 

Isto é muito importante porque permite que o corpo se habitue a um ciclo de sono certinho. Além de ser benéfico para o descanso cerebral, o que significa que acordam com mais energia, também é vantajoso porque acabam por acordar naturalmente, sem ajuda de despertador (embora ele esteja lá preparado para tocar, no caso de isso não acontecer).

#3 Mantenham o despertador (ou telemóvel) longe da cama

A razão é simples. Terão de se levantar para o desligarem. O facto de já estarem levantados evita que fiquem na cama só mais uns minutos.

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#4 Deixe a luz natural entrar pela janela (de manhã)

A melatonina, uma hormona que nos ajuda a adormecer, é segregada durante a noite. Isto ajuda a que durante o sono, o nosso cérebro possa descansar e recuperar bem de toda a actividade do dia anterior. De manhã, há um processo inverso, em que a hormona segregada é o cortisol, que prepara o nosso corpo para sair do sono.

Esta hormona é influenciada pela luz solar. Por isso, ao deixarmos os estores um pouco abertos, de forma a que o quarto vá clareando de forma suave, diminuímos os níveis de melatonina e aumentamos os níveis de cortisol . Assim, teremos um acordar mais fácil.

#5 Tome banho assim que sai da cama

Não sei como é a vossa rotina matinal mas por aqui vou para o duche assim que me levanto. Já tenho a roupa preparada na casa-de-banho (faço sempre no dia anterior) e assim não perco muito tempo. Ir para o duche assim que me levanto ajuda-me a despertar.

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#6 Prepare uma mesa bonita para o pequeno-almoço

No dia anterior, deixo sempre tudo pronto. Não é preciso nada de especial mas além da habitual chávena, prato, guardanapo e colher, coloco sempre uma jarrinha com flores. Para alguns pode parecer parvoíce mas para mim é importante ter estes pequenos mimos, que ajudam a começar o dia da melhor forma.

#7 Faça exercício físico

Aviso já que detesto fazer exercício físico mas sei que quando o faço (por aqui são caminhadas), fico muito bem disposta e desperta. A razão é simples, fazer exercício físico aumenta os níveis de energia e faz o corpo produzir seratonina, a hormona que influencia o nosso humor.

#8 Prepare um bom pequeno-almoço

Poderá ser complicado para quem não consegue comer muito de manhã mas é nesta altura que o nosso corpo faz um melhor aproveitamento dos nutrientes que ingerimos, além que que ajudará a ficar com mais energia, logo mas desperto.

#9 Deixe o maior número de coisas preparadas no dia anterior

O objectivo de levantar cedo não é para limpar a cozinha que se deixou suja no dia anterior ou para escolher a roupa que se vai vestir ou para preparar algo que podia muito bem ser sido feito no anteriormente.
Imaginem estarem na cama, o despertador tocar às 6h30 e lembrarem-se logo que têm a loiça por lavar ou que ainda têm de arrumar uma sala caótica. Nem dá vontade de sair da cama, certo?
Pois bem, então preparem tudo o que conseguem no dia anterior. No meu caso, esta é a nossa preparação. A cozinha é limpa, a roupa é escolhida, a mochila do Tiago é preparada (por ele) e a mesa do pequeno-almoço é deixada já pronta.
Por vezes arrumo a sala ou pelo menos tento deixar o mais arrumada possível. Não somos máquinas e às vezes há desarrumação, mas estes pequenos passos já começam a ser hábitos. Quando não acontecem, roubam-me tempo de lazer precioso.

#10 Tenha um objectivo/motivação

Esta dica, embora em último lugar, é a mais importante. Têm de ter algo que vos motive a sair da cama mais cedo. Para mim é poder ter alguns minutos de sossego, em que posso comer calmamente, ver televisão e escrever no meu bullet journal. Por vezes também é bom porque faço algumas tarefas simples, como estender roupa ou limpar o pó, o que permite que tenha a roupa em ordem e não tenha que fazer limpezas ao fim-de-semana.Espero que estas dicas vos ajudem.

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5 Replies to “Sweet Monday* – 10 dicas para se conseguir levantar cedo”

  1. Eu não só acordo cedo mas como a toda a hora! Tenho cá uma bebe malandreca :)))
    Mas gosto de me levantar cedo, abrir as cortinas e tomar o pequeno almoço sossegada a olhar lá para fora. Adoro sair para trabalhar e abrir um bocadinho o vidro do carro para sentir o ar fresco no inverno ou quente no verão.

  2. Anabela (Aproveitar a Vida) diz: Responder

    É mesmo malandreca. Acordar a toda a hora não pode ser! Tens de lhe explicar o que é aceitável ihihih
    Agora a sério, também faço isso de olhar muito para o jardim e apreciar o silêncio.
    Bjs

  3. Pois eu tento mas dou tão preguicosa!

  4. Pois eu tento mas ando tão preguicosa!

  5. Anabela (Aproveitar a Vida) diz: Responder

    Olá Lígia.
    Provavelmente porque não é uma pessoa matinal. Basta reparar em que alguras do dia se sente mais produtiva e concentrada. Se for mais ao final do dia, está aí a prova de que não é uma pessoa matinal.
    Bjs
    P.S.: às vezes também não me apetece levantar cedo mas regra geral o dia corre melhor quando o faço.

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