Jantar cedo – 6 dicas que ajudam a consegui-lo

Dicas para jantar cedo

Jantar cedo tem sido um dos grandes objectivos dos últimos tempos. Apesar de nem sempre o conseguir fazer, posso dizer que estas dicas que aqui partilho têm ajudado muito a pelo menos não jantarmos pelas 21h00. O ideal será entre as 19h30 e as 20h00.

Já tinha falado um pouco sobre as vantagens de jantar cedo neste post mas hoje vou aprofundar um bocadinho mais o tema, dando-vos dicas de como o poderão fazer, se for essa a vossa vontade.

Vantagens de jantar cedo

  • mais tempo de qualidade em família
  • as crianças deitam-se a horas decentes, sem stress.
  • preparamos melhor o dia seguinte
  • deixamos a cozinha arrumada
  • poupamos energia (quando os dias começam a ficar maiores, é possível jantar sem ter de acender a luz)
  • ajuda a emagrecer porque jantam numa altura em que o metabolismo ainda está num pico elevado. Isto significa que, nessa altura, o corpo irá digerir o que comem mais depressa e queimar mais calorias. Quanto mais tarde fica, mais o metabolismo diminui. É por essa razão que nunca devemos comer muito à noite, principalmente antes de irmos para a cama.
  • Melhora o sono, já que não vamos para a cama com a barriga cheia.

6 dicas para conseguir jantar cedo

Ter um menu semanal

Das dicas mais importantes que posso dar. Se já tiverem decidido qual a refeição naquela dia, podem fazer um melhor planeamento e preparar com antecedência. Evita também ter que ir fazer compras de última hora porque não sabem o que hão-de fazer para o jantar. Melhor do que tudo isto, garantem que têm uma alimentação mais equilibrada.

Deixar a mesa posta antes de sair de manhã

Se não vai estar ninguém em casa o dia todo, não haverá grande transtorno em deixar a mesa preparada logo de manhã. É tempo que poderão usar para fazer outra coisa ou até para descansar um pouco enquanto o jantar está ao lume.

Ter alguns ingredientes previamente cortados e temperados

Outra dica óptima para pouparem tempo quando estão a fazer o jantar. Não precisarem de cortar alho nem cebola faz uma enorme diferença. Para a cebola, corto em pedacinhos e congelo. Para  alho, faço assim. Também tempero a carne antes de congelar. Assim, quando chega a hora de fazer o jantar, basta fazer um refogado com a cebola e o alho, e deitar a carne na frigideira. Para os legumes, faço o mesmo. Ou já estão lavados e preparados a consumir no frigorífico ou então no congelador. Facilita imenso na hora de cozinhar.

Colocar tarefas na ordem correta de prioridade

Quando chegam a casa, comecem logo por ir preparar a refeição.  Se esta demorar tempo a estar pronta, poderão então fazer outras tarefas durante esse tempo. Estender, apanhar ou dobrar roupa, arrumar tralha pela casa, lavar ou arrumar alguma loiça e por aí fora. Antes não tinha este hábito, fazia tudo ao contrário e o resultado disto era jantar tarde.

Fazer doses duplas e variar nos acompanhamentos

Com a carne, faço muito isto. Ao fazer uma receita dupla, uso depois o resto da carne noutro dia, com um acompanhamento diferente. Por exemplo, a carne picada de um esparguete à bolonhesa, serve depois para uns wraps mexicanos deliciosos. Frango assado (acompanhado por batatas assadas) poderá ser usado depois para um arroz de frango com legumes.

Cozinhar em bulk

Aqui poderão ver como cozinhar uma grande quantidade de refeições. Quanto ao peixe, quando não é para grelhar, coatumo cozer, tirar espinhas e desfiar antes de congelar em pequenas caixas. Faço muito isto com pescada e bacalhau. Poupa imenso tempo. De manhã ou até na noite anterior, basta tirar do congelador e deixar a descongelar no frigorífico (há menos riscos de desenvolvimento de bactérias nocivas) e quando chegam, basta colocar no forno ou aquecer no fogão. Aqui estão muitas sugestões de receitas que podem congelar.

De momento é o que me lembro. Se conhecem mais alguma dica, escrevam nos comentários, que será adicionada aqui. Termino o post deixando um vídeo sobre como preparar a semana ou MEAL PREP. Espero que seja útil.

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6 Replies to “Jantar cedo – 6 dicas que ajudam a consegui-lo”

  1. Por cá tentamos e quase sempre conseguimos jantar as 20 hrs,é a nossa hora…depois arrumo a cozinha e o marido trata dos banhos …normalmente as 21 está tudo despachado, quero agora antecipar para as 19:45 e para isso vou levar algumas dicas, as doses duplas, o deixar a mesa posta de manhã…obrigada Anabela pelas dicas ,mais uma vez, bastante úteis
    Beijinhos

  2. Cá por casa também se tenta jantar a "horas decentes" ou seja, por volta das 20h e de preferência todos juntos. O problema é que nem sempre todos os elementos da família conseguem estar em casa a essa hora, seja por trabalho que se atrasa, no caso do pai, seja por causa dos treinos de dança e do trabalho da mais velha, seja pelos ensaios de canto da mais nova, todos os dias são diferentes a nível de horários e, aqui no meio de toda esta confusão, cá está a mamã para tentar meter ordem no caos! 😀

  3. Anabela (Aproveitar a Vida) diz: Responder

    De nada Celine. Espero que ajude a conseguir esses 15 minutos de antecipação.
    Beijocas

  4. Anabela (Aproveitar a Vida) diz: Responder

    As mães fazem sempre malabarismos para conseguirem manter alguma ordem 🙂
    Bjs

  5. Malas, Sapatos & C.ª diz: Responder

    Tens toda a razão,e ando a trabalhar nesse sentido, comecei pela ementa semanal e sem dúvida poupo tempo nas compras na confecção e na carteira.

  6. Anabela (Aproveitar a Vida) diz: Responder

    A ementa semanal faz uma diferença brutal. Quem experimenta, depois não quer outra coisa.
    Bjs

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