Falemos do meu jardim. Neste momento está ao abandono. Muito por culpa do tempo e também pelo facto de não lhe poder fazer grande coisa antes de pintar os muros. Tenho-o observado bastante nestes últimos dias (talvez para me encher de coragem e fazer o trabalho que é necessário) e sinto que precisa de grandes mudanças. Só a tinta não é suficiente.
Está muito escuro, cheio de verdete por todo o lado e com demasiados vasos espalhados. Ando com imensas dúvidas sobre o que plantar em cada um dos espaços do jardim. Por um lado quero muito cultivar mas depois sei que faço a manutenção mínima e as coisas não se devenvolvem como deveriam. Além disso, o meu pai tem uma horta enorme e trago muita coisa de lá.
Por outro lado, gosto muito de flores e do ar alegre que trazem a qualquer espaço. Preciso encontrar um equilíbrio entre estes dois pontos.
Vou manter as ervas aromáticas e as de chá. Também quero arranjar um sítio melhor para os morangueiros e voltar a semear cenoura (que se dá muito bem). Tenho uma fisális, que terei de colocar em vaso, já que parece uma erva daninha. E nem está num sítio com muito sol, fará se estivesse!
O maracujá está a crescer imenso, bem como a lima. A laranjeira deu carradas de laranjas este ano e o jasmin está a perfumar o jardim inteiro. Vou lá fora só para sentir o cheirinho. Tenho um canteiro vazio e estou na dúvida do que hei-de lá colocar. Pensei em kiwis, por ser uma zona que apanha sol o dia todo ou alguma flor de trepar. Sugerem alguma coisa?
Em relação à parte estética, as placas do deck têm de ser todas envernizadas novamente e conseguimos, finalmente, encontrar uma tela decente para tapar a pérgula. A mesa de madeira que lá estava, ficou completamente estragada e consegui arranjar aqui uma solução perfeita, que vai permitir poupar algum dinheiro. A mesa da cozinha ficará no exterior (apenas tenho de pintar as pernas porque o tampo é de vidro) e irei pintar de branco uma de madeira, que tinha no sotão. É mais pequena mas servirá para o que necessitamos.
As cadeiras que já tinha e que estão em bom estado, irão ser pintadas pelo meu pai. Temos dois cadeirões do Ikea, que vão voltar para o jardim assim que o tempo ficar bom e fica apenas a faltar o tapete para colocar debaixo da mesa. Estou indecisa entre tapete normal ou de relva. O que aconselham?
Ficam as imagens que me têm servido de inspiração.
Para créditos e outras ideias, é ir aqui.
É muito bom ter um espaço assim. Bem que eu gostava 🙂
O nosso está na mesma… a precisar de dias solarengos e compridos para voltar à vida. Também temos planos, mas ainda alguma preguiça. Os jardins têm destas coisas, não se arranja uma vez e fica para sempre. Todos os anos há madeiras para pintar, vedações para arranjar, plantas para plantar, arbustos para cortar, mobiliário para fazer manutenção… é uma canseira.. boa! Bom trabalho!
Olá Anabela,
O teu jardim é lindo! Se está ao abandono, imagino como será quando é acompanhado :p
Obrigada por nos dares a conhecer o teu cantinho.
Beijinhos e bom fim-de-semana
Quem me dera a mim um dia poder ter assim um espaçinho :p
Beijocas,
ANDA DAÍ!
Sei que sou uma privilegiada. Tento arranjar este espaço o melhor que posso, para o poder aproveitar ao máximo.
Na maior parte das vezes é uma canseira boa mas também há alturas em que só apetece ir para o jardim desfrutar da natureza (de preferência com tudo arranjadinho)
Obrigada.
Olá Sofia.
Só para esclarecer, nenhuma das fotos é do meu jardim (bem que eu gostava).
O meu precisa ainda de muito trabalho. No último resumo da semana podes ver um bocadinho do caos. Mas há-de ficar bonito e depois mostrarei tudo.
Bjs
Se houver uma varanda, por exemplo, também se conseguem pequenos oásis tão bonitos, que metem espaços grandes a um canto.
Bjs