artigos decorativos como vender mais no olx

Como vender mais no OLX – 10 truques que resultam

Para muitas pessoas início de ano é sinónimo de destralhar a casa e/ou procurar formas de ter um rendimento extra. Pois este artigo de como vender mais no OLX talvez consiga englobar esses dois objectivos.

Muitas dicas que vos deixo aqui aprendi por experiência própria porque numa altura em que tinha muita dificuldade em vender artigos em 2ª mão, era precisamente porque não as aplicava.

Hoje percebo perfeitamente porque é várias pessoas fazem disto uma fonte de rendimento extra (e nalguns casos, a fonte de rendimento principal).

Assim, deixo-vos com as dicas, que espero que sejam úteis e que vos ajudem a concretizar mais vendas.

  COMO VENDER MAIS NO OLX – 10 TRUQUES QUE RESULTAM

1. PREPARAR O ARTIGO PARA A VENDA

Aqui gosto de seguir a máxima de “entrega o artigo como gostavas de o receber”. É das poucas dicas que sempre fiz desde que comecei a vender no OLX.

Parece básico mas perco a conta aos anúncios que vejo de artigos cujos vendedores nem se deram ao trabalho de fazer uma limpeza simples. Mostra não só que a pessoa não cuidou bem do artigo como assusta potenciais compradores. Não esquecer que a foto do artigo poderá estar ao lado de outro igual mas com melhor aspecto. Se o preço for o mesmo, em qual acham que o comprador vai clicar?

Hoje em dia tenho ainda mais cuidado com os artigos e sou ainda mais exímia na limpeza.

cestos, vasos, tapete, agenda rosa, planta artificial vender no olx

2. TIRAR BOAS FOTOS

Antes de mais nada, colocar um artigo à venda sem foto é quase a mesma coisa que não o ter feito. Idealmente os artigos devem ser fotografados num local bem iluminado, com um fundo branco, de várias perspectivas por forma a mostrar as características e o estado real do artigo.

3. ESTABELECER UM PREÇO JUSTO

Em primeiro lugar, faça uma prospeção de mercado. Pesquise se há artigos iguais ou parecidos ao seu e veja o preço que estão a pedir por eles. Depois, em relação ao seu artigo, tenha em conta o valor de custo, o uso que o teve e o estado em que se encontra. É preciso chegar a um equilíbrio. Nem pedir um valor muito alto, que afugenta possíveis interessados, nem um valor muito baixo, que leva as pessoas a desconfiarem.

4. ESCOLHER O TÍTULO CERTO

O título a par da descrição são, obviamente, as partes mais importantes do anúncio. Deve escolher um título que permita identificar o produto o melhor possível, de forma a ser facilmente encontrado pelos potenciais compradores numa pesquisa.

Deve ter as características específicas do produto porque isso faz com que o anúncio apareça em mais pesquisas e consequentemente possa ser visto por mais pessoas.

POR EXEMPLO

Título curto: camisa branca

 Aparece em pesquisas de:

  • camisa
  • camisa branca

Título longo: camisa manga curta, branca de algodão – Portes grátis

Aparece em pesquisas de:

  • camisa
  • camisa branca
  • camisa de algodão
  • camisa manga curta
  • camisa branca de algodão
  • camisa manga curta branca
  • camisa portes grátis
  • etc…

E neste segundo caso, por ser uma pesquisa mais específica, não fica perdido entre milhares de anúncios.

É também importante colocar o anúncio na categoria de produtos mais adequada. Mas se preocupe muito com esta última questão porque o artigo é encontrado através da palavra de pesquisa e não pela categoria.

5. FAZER UMA BOA DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Na descrição deve fazer referência às características mais importantes do artigo em causa.

Costumo colocar:

  • qual o artigo
  • tamanho
  • material de que é feito (ex.: em móveis dizer se é madeira maciça ou em roupa se é algodão)
  • marca
  • estado de conservação
  • motivo para a venda
  • se ofereço os portes ou se terá de ser o comprador a suportá-los
  • se faço entrega em mãos
  • métodos de pagamento aceites

A descrição não deve conter um texto enorme mas sim frases curtas, com espaçamento, para ser de fácil leitura.

6. RESPOSTA RÁPIDA

Posso-vos dizer que esta dica aprendi da pior forma. Perdi alguns negócios porque demorei imenso a responder à mensagem. Sejam o mais rápidos possível a responder. Mesmo que não consigam logo dar uma resposta imediata sobre alguma questão, digam isso mesmo.

Por exemplo, se a pessoa pede mais fotos e não o conseguem fazer no imediato, digam que enviam o mais brevemente possível. Aproveito para dizer que este tipo de mensagens pode ser evitado se colocarem várias fotos do artigo.

7. SEGURANÇA NAS VENDAS

Deixo algumas questões de segurança que costumo seguir por precaução. Já tive uma situação um tanto ou quanto desagradável e tive que bloquear o utilizador.

  • Apenas forneço o meu contacto quando é necessário fazer uma entrega pessoalmente e só dou o contacto um pouco antes de ir ter com a pessoa
  • Nunca vou sozinha fazer a entrega
  • Marco num local com bastante visibilidade, de preferência com pessoas em redor.
  • Não envio artigos à cobrança
  • Se desconfio do comprovativo de pagamento apresentado, espero até confirmar o valor na conta.

8. DESTACAR QUANDO VALE A PENA

O OLX permite que, por pouco investimento, destaque os seus anúncios permitindo que tenha mais contactos do que as publicações normais. É possível destacar os anúncios na primeira página, no top de anúncios ou para o topo das pesquisas.

Estes são os 2 casos em que aconselho comprar o destaque:

  • se tem urgência na venda
  • se há muita concorrência mas o seu artigo é melhor em algum aspecto (mas certifique-se que aplica todas as dicas que falei acima)

9. ALTERAR TÍTULO E/OU DESCRIÇÃO DO ARTIGO

Se tem algum artigo que está há muito tempo à venda, poderá tentar fazer uma alteração do título, descrição ou até mesmo melhorar as fotos. Nestas situações aconselho a remover o anúncio em vez de o editar. A razão é muito simples, se o editar, ele vai continuar na posição em que estava.

Pelo contrário, se o remover e voltar a anunciar com título diferente e fotos melhoradas, ele volta ao topo das pesquisas porque é como se fosse um anúncio novo (que no fundo é).

10. SEJAM ACTIVOS

Poderá não fazer muita diferença mas a verdade é que eu notei que recebi mais mensagens numa fase em que fiz um anúncio novo durante vários dias seguidos. E atenção que as mensagens que recebi foram de outros artigos que já tinha à venda. Por isso é que me apercebi disto.

Talvez provavelmente seja o facto de termos mais artigos na primeira página e as pessoas que clicam naquele anúncio que acabámos de colocar, visitem o nosso perfil e vejam outros artigos que temos à venda.

Embora não tenha a certeza disto, aconselho a experimentarem.

E são estas as dicas que vos deixo para que consigam vender mais no OLX. Espero que sejam úteis e dessa forma possam aumentar os vossos rendimentos e ganhar um dinheiro extra.

Se gostaram deste artigo, peço que o partilhem nas vossas redes sociais, para que possa chegar a mais pessoas.

como vender mais no olx

Partilhar

One Reply to “Como vender mais no OLX – 10 truques que resultam”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *