Organizar a casa* – Como organizar a semana

Cada vez que escrevo sobre como faço para organizar a minha semana, há sempre dúvidas e pessoas que me dizem que ainda não conseguiram adquirir este hábito.

Por isso decidi escrever este artigo com algumas dicas para vos inspirar e ajudar a começarem a preparar a semana. Quando perceberem que usarem um pouco do vosso tempo durante o fim–de-semana vai ajudar imenso a ter uma semana mais tranquila, não vão querer outra coisa.

como fazer um menu ou ementa mensal

Organizar a semana

Escolham um dia específico para fazerem essa organização

Isto é mesmo importante. Se não escolhem um momento para se sentarem e calmamente olharem para a semana como um todo, dificilmente conseguem tornar a preparação um hábito. Por aqui escolho os domingos de manhã. É nesse dia que o filhote se levanta mais tarde (eu levanto-me cedo todos os dias) e que me dá algum sossego para que eu me possa concentrar no que vou fazer (e também me despacho mais depressa).

Tenham algum meio de organização/planeamento

Seja um caderno, uma agenda, um telemóvel, qualquer coisa que vos permita ver tudo o que poderá acontecer nessa semana. Sejam os menus já escolhidos, os compromissos, as actividades dos miúdos, o inventário da comida, etc.

Por exemplo, se nessa semana sabem que vão chegar mais tarde a casa num dos dias, então organizem e preparem já uma refeição para esse dia, calmamente e sem pressas. Ou deixam no frigorífico (se for logo no início da semana) ou congelam e tiram na véspera. Este é só um exemplo para vos mostrar a importância de ter um local onde organizar a semana. Eu cá uso o meu querido bullet journal.

ARTIGO QUE PODERÁ INTERESSAR: Como fazer menu ou ementa (semanal ou mensal)

Façam o maior número de coisas num tempo reduzido

Não serve de muito estarem uma manhã inteirinha (que não aproveitam para descansar) a preparar a semana. Por isso, sugiro que durante uma hora façam o maior número de coisas possível. Assim começam a sentir que têm uma semana mais organizada, sem grande esforço. A motivação ajuda a que tenham mais vontade de repetir o processo.

Sugestões:

– sopa
– crepes e/ou panquecas  (ajuda nos pequenos-almoços durante a semana e até nos lanches escolares dos miúdos)
couscous para acompanhamento (fica ainda melhor se estiver um ou dois dias no frigorífico)
– Assado de carne no forno (serve para o almoço de domingo e as sobras usam numa refeição da semana)
Fervem leite para fazer iogurtes (enquanto a carne assa no forno, é o tempo de o leite arrefecer para conseguirem colocar o iogurte e depois e usam o calor residual do forno, já depois de desligado, para os deixarem a fazer o resto do dia)
– Lavam legumes e vegetais para saladas e acompanhamentos (alface, couves variadas, brócolos, etc…)

Preparem algo giro e diferente para fazer na semana

Isto, obviamente, serve de motivação para que façam sempre a preparação da semana. Se se sentarem para planear esse mimo, inevitavelmente acabarão por organizar a semana de forma mais eficiente. Funciona um bocadinho como o exemplo que dei acima.

Por exemplo, se querem dar um passeio naquele jardim que não conhecem, rever um amigo ou fazer uma caminhada depois do trabalho, talvez seja necessário ter o jantar já preparado no frigorífico. Assim, ficam com esse tempo livre para fazerem algo que vos dá mais prazer que cozinhar.

E são estas as sugestões que tenho para vocês. Desse lado, sugerem algo diferente?

ARTIGO QUE PODERÁ INTERESSAR: Como organizar a cozinha

blog sobre organização e decoração

Partilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *