Organizar a casa* – Como organizo a casa antes de ir de férias

Hoje partilho convosco como organizo a casa antes de ir de férias.

Para quem nos segue no Instagram, sabe que este fim-de-semana tivemos umas mini-férias, na praia da Arrifana. Falei mais em pormenor sobre elas neste post. Hoje é para partilhar o que costumo fazer para conseguir prolongar o descanso, depois de regressarmos. Já pratico estas dicas há imenso tempo e ajuda-me imenso a não ficar logo stressada e cansada com a confusão, assim que chego a casa.

O segredo para conseguir isto é fazer algumas tarefas essenciais antes de me ir embora. Assim sei que, quando voltar, terei uma casa limpa e minimamente arrumada e isso permite-me descansar um pouco mais. O que faço é isto.

Como organizo a casa antes de ir de férias

Deixo a loiça lavada e arrumada

Nada de deixar a máquina cheia de loiça, principalmente porque detesto arrumá-la. Sei que se tiver loiça para arrumar quando chegar, vou adiar a tarefa e cozinha ficará um caos muito rapidamente.

armário da cozinha organizado

Deixar roupa lavada e passada a ferro 

Esta é daquelas absolutamente essenciais. Mesmo que não faça nenhuma das outras, tenho mesmo de ter isto feito, caso contrário terei um acumular de roupa suja que nunca mais acaba (porque vem sempre roupa para lavar, das férias). E assim lá se vai o descanso conseguido na pausa. 

 

roupa organizada marie kondo

Deixo a casa minimamente limpa e arrumada

Casa-de-banho limpa e com lixívia na sanita (só mesmo na hora de sair), pó limpo e o chão aspirado e lavado. Basicamente permite que não tenha de andar a fazer limpezas assim que chego. A sensação de chegar de férias e encontrar a casa limpa e arrumada é muito boa.

manter a casa organizada

Deixo o frigorífico limpo 

Evita que encontre comida estragada no regresso. Além de evitar  desperdício de comida, evita também que tenha de andar a limpar o frigorífico mais a fundo, devido ao cheiro que fica.

 

Deixo algumas refeições prontas, no congelador

Se para mim, que gosto de cozinhar, isto é importante de fazer, torna-se essencial para quem não gosta. Tão bom quando se chega a casa e não tem de se cozinhar durante um dia ou dois. Basta tirar do congelador e aquecer. Precisam de ideias de refeições para congelar? Podem ver algumas aqui.

Deixo a cama feita de lavado

Dispensa explicações, certo? Quem não gosta de chegar de férias e poder deitar-me numa cama feita de lavado?

Faça você mesmo - Como transformar um tapete em capa de almofada

Despejo o lixo e a reciclagem

Pode parecer evidente mas há uns anos atrás já me esqueci de despejar o lixo antes de ir uns dias de férias. Escusado será dizer que quando voltei, a cozinha tinha um cheiro nauseabundo. Desde então nunca mais me esqueci de o fazer.

Desligo água, gás e aparelhos eletrónicos

Por uma questão de precaução e também de poupança, sempre que vou estar fora de casa alguns dias desligo o esquentador (tem interruptor on/off), os aparelhos de internet e televisão (não deixo nada em standby), o gás e a água.

Deixo uma chave de casa com familiares

Neste caso, os meus pais. E já me ajudaram em várias situações. Por isso, é algo que devem fazer, por uma questão de segurança.

Rego as plantas

Quando regresso, sei que não é algo que me lembre logo de fazer, até porque as rotinas habituais foram alteradas. Assim é uma forma de garantir que não morrem por falta de água.

Posso andar que nem uma barata tonta antes de ir de férias, mas compensa bem quando é o momento de voltar.

E vocês, fazem estas coisas também?

Partilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *